sábado, 10 de julho de 2021

Por Uma Sociedade Comunitária

  No dia 1 de julho a aula foi sobre o livro Comunidade de Zygmunt Bauman, o livro trata dos conceitos que permeiam o título da obra. A palavra comunidade traz uma sensação de segurança e conforto, esse lugar seria um lugar onde os indivíduos ajudam uns aos outros e se mantêm unidos, porém na prática nem sempre é assim.

Os seres humanos são animais sociais, como dizia Aristóteles, e portanto desde sempre formamos grupos onde uns suportavam os outros agiam para o bem comum, e nos sentimos angustiados quando não temos o sentimento de pertencimento, existindo assim uma comunidade de fato, porém com o passar das eras e das descobertas tecnocientíficas foi possível a ampliação desses grupos, formando assim o que chamamos hoje de sociedade, distanciando-nos cada vez mais da ideia de comunidade, de um por todos e todos por um, por exemplo.

Com a intensificação da luta dos movimentos sociais e a mudança da sociedade, surgiu um movimento contrário que acabou por aglutinar muitas pessoas que se viam excluídas da sociedade por seus pensamentos conspiratórios, negacionista ou simplesmente lunáticos, formando assim uma comunidade, onde essas indivíduos foram acolhidos e aceitos, gerando um grande problema pro resto da sociedade. Exemplos desses movimentos são o Qanon, negacionistas anti vacina, entre outros. A dificuldade, ou até mesmo da impossibilidade, da sociedade ser uma comunidade e cuidar de todos os seus participantes, foi a gênese desse problema que ameaça a própria.

Nós como indivíduos devemos então ressignificar a sociedade e sua estrutura em si a fim de criar um espaço onde todos os indivíduos tenham um sentimento de pertencimento e cuidem de fato um dos outros. É necessário que vivamos em uma comunidade.


Interseccionalidade e As Diferentes Lutas

  Na aula do dia 29 de julho tivemos a grande oportunidade de ouvir uma palestra da Profa. Dra. Eliane Gonçalves da Costa que abordou o te...